Escola Padre Arrupe finaliza neste primeiro semestre de 2023, o primeiro ciclo de ações de melhorias do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), da FLACSI. A instituição é a primeira do Brasil com imunidade tributária a implantar o sistema e colher bons frutos por meio de intervenções apontadas pelo SQGE.

Dentro deste movimento, a escola vem desde o ano de 2021 vivenciando o sistema, onde inicialmente pode avaliar suas práticas através do processo de autoavaliação, que possibilitou a análise dos pontos que necessitavam de melhoria dentro dos âmbitos: pedagógico curricular; clima escolar; organização, estrutura e recursos; e família e comunidade, bem como, pontos que poderiam estar dificultando a aprendizagem dos estudantes.

Desde o segundo semestre de 2022, a escola vivencia as ações de melhorias provenientes do Sistema de Qualidade e finaliza esse primeiro ciclo entendendo que uma educação de qualidade é tida por meio do processo de avaliação, reflexão e melhoria dos processos tendo como foco a aprendizagem integral do estudante.

Por meio dos projetos e ações de melhoria, a Escola Padre Arrupe potencializou suas atividades, seus processos e isso contribuiu de forma significativa no serviço que ofertamos à comunidade educativa. Entendemos que a formação do integral do estudante é concebida por meio de todas as dimensões e que devemos estar sempre no processo de avaliar, refletir e melhorar a condução do nosso centro educativo.

A instituição teve como coordenadora interna do SQGE, Ijaiza Paz (psicóloga da Escola) que esteve em diálogo constante com os facilitadores externos Julival Alves (Diretor Geral do Colégio Diocesano) e Juliana Heleno  (Orientadora Pedagógica do Colégio Medianeira), para que os projetos e ações de melhoria tivessem os melhores resultados possíveis.

* Texto publicado no site da FLACSI. https://www.flacsi.net/noticias/scge-brasil-colegio-filantropico-escola-padre-arrupe-finaliza-el-1o-ciclo-de-mejora/