Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico norteia a elaboração e a execução dos planejamentos da Escola Padre Arrupe, demonstrando e definindo a identidade e os propósitos da instituição de ensino jesuíta.

Dentro das novas concepções orientadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9394/96, o Projeto Político Pedagógico da Escola se constitui em um processo democrático que visa planejar e organizar a ação política e pedagógica, bem como os documentos que orientam o currículo da Educação Básica: Base Nacional Comum Curricular- BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI e os Referenciais do Município de Teresina. A proposta pedagógica da Escola Padre Arrupe é inspirada nos documentos norteadores da Educação Jesuíta e na Pedagogia Inaciana.

Como uma instituição de ensino vinculada à Companhia de Jesus, tem como proposta educativa despertar na criança a iniciativa, a autonomia e o sentimento de respeito, solidariedade e fraternidade.

Em obediência à Resolução do Conselho Municipal de Educação de Teresina – CME/THE Nº 003, de 15 de abril de 2010, a Escola Padre Arrupe atende crianças com necessidades educacionais especiais, oferecendo apoio diferenciado nos aspectos administrativos, estruturais e pedagógicos, atuando numa perspectiva inclusiva com Assistentes Pedagógicas.