O Retiro Quaresmal 2024, publicado por Edições Loyola e elaborado pela Rede Servir e Diakonia está completando 20 anos de publicação.

A “Rede Servir” (rede inaciana de colaboração, fé e espiritualidade), em parceria com a “Rede Diakonia”, ambas da Companhia de Jesus no Brasil, elabora anualmente este roteiro de oração para ajudar a vivenciar o tempo litúrgico da Quaresma.

O “Retiro Quaresmal” é uma excelente mediação para viver com mais sentido e inspiração este tempo litúrgico tão nobre; ao mesmo tempo, ele nos abre a possibilidade de acessar nossa interioridade e destravar os impulsos relacionais que nos habitam: relação com Deus (oração), relação com os outros(esmola) e relação com as coisas(jejum).

Os roteiros de oração propostos no livro, seguindo a metodologia inaciana de oração, foram elaborados por uma equipe de jesuítas e um leigo, com o desejo de ajudá – lo(a) a crescer na intimidade com o Senhor e na abertura fraterna a tantos que vivem à margem da vida: Pe. Inácio Rhoden, SJ (Semana Introdutória); Pe. José Antônio Netto de Oliveira, SJ (1ª. Semana); Pe. Adroaldo Palaoro, SJ (2ª. Semana); Pe. Rogério Barroso, SJ (3ª. Semana); João Melo (4ª. Semana); Pe. André Araújo, SJ (5ª. Semana); Pe. Adroaldo Palaoro, SJ (Semana Santa).

Precisamos, neste tempo litúrgico especial, reforçar os nossos laços fraternos, reconstruir os vínculos quebrados e alimentar a comunhão entre os diferentes. O Retiro Quaresmal 2024 vem ajudar a tornar a nossa vida mais fraterna, aberta e acolhedora e, por isso, usou com base inspiradora a Campanha da Fraternidade. Com o provocativo tema — “Fraternidade e amizade social” — e o lema — “Vós sois todos irmãos e irmãs”(Mt 23,8) –, somos chamados a despertar nossa sensibilidade solidária frente a atual realidade de divisão proporcionada principalmente pelas redes sociais. Não podemos continuar passivos e indiferentes frente a este problema. Onde há divisões e conflitos é sinal de que o Evangelho não está sendo vivido de modo coerente pelos cristãos.

O caminho da Quaresma passa pelo coração. Como seguidores de Jesus, somos chamados a retornar a Deus “de todo o coração”, a não nos contentarmos com uma vida medíocre, mas a crescer na amizade com o Senhor. E, quando alimentarmos a amizade com o Senhor, também amadureceremos nossa amizade com os outros e, unidos fraternalmente, celebraremos a Páscoa, a plenitude da vida cristã.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Edições Loyola