Histórico

A Escola Padre Arrupe é uma instituição filantrópica, mantida pela Companhia de Jesus, por meio da Associação Antônio Vieira (ASAV), que possui Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), para atuar nas áreas de Educação e Assistência Social. A ASAV, com sede em Porto Alegre (RS), tem por finalidade a promoção e o desenvolvimento da educação, assim como a difusão da fé e da ética cristãs.

A história da Escola começa em 1989, após a sensibilização dos jesuítas com a situação das famílias da Favela da Prainha, na cidade de Teresina (PI), que, após ocuparem aquela região, passaram a ser acompanhadas por religiosos e leigos do Colégio Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação. Desse apoio nasceu o Centro Social Pedro Arrupe, com a missão de proporcionar assistência social e educacional a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, como meio de cooperação na transformação e construção de uma sociedade justa, fraterna e comprometida com a dignidade humana.

Após um período de 13 anos de atividades na Favela da Prainha, a falta de estrutura impossibilitou a continuidade das ações na localidade. Dessa maneira, tendo o intuito de realizar o melhor atendimento possível ao público, é projetada uma nova escola, no Residencial Mestre Dezinho, na grande região do bairro Portal da Alegria.

Por iniciativa do Pe. Andrade José da Silva, em 2003 é fundada a então Escola Materno Infantil Padre Pedro Arrupe (EMIPA), em homenagem ao Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Pedro Arrupe (1907 – 1991). A Escola – que teve Pe. Andrade como primeiro administrador – foi idealizada para atender 400 crianças, de dois a cinco anos de idade, provenientes de famílias de baixa renda, tendo como finalidade promover o desenvolvimento integral dos alunos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

No mês de julho de 2011, a Escola passou a ser filial da Associação Nacional de Instrução – ANI. Apresentando caráter jurídico e sendo uma entidade de cunho educacional, cultural e de assistência social, a instituição assumiu o papel de colaboradora da missão do Estado e da sociedade, tendo como escopo a promoção da pessoa humana, procurando torná-la apta ao exercício de seus direitos como cidadã.

Em 2015, a Escola passou a integrar as unidades vinculadas à Associação Antônio Vieira e, mais recentemente, ao ofertar turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, a instituição de ensino jesuíta realiza a transição da designação de Escola Materno Infantil Padre Pedro Arrupe, para a atual nomenclatura: Escola Padre Arrupe.