A Escola Padre Arrupe realizou entre os dias 11 e 17 de fevereiro, a primeira reunião com pais e responsáveis dos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O encontro teve como objetivo apresentar a equipe de colaboradores e o funcionamento pedagógico durante o ano letivo de 2022.

As boas-vindas foram dadas pela Diretora Geral, Dalva Rocha, que iniciou com um bate-papo sobre Cidadania e ressaltou a importância da família na vida escolar dos filhos.

“A escola não faz sua parte sozinha, a escola precisa da família, e a gente pede que vocês sejam companheiros, sejam protetores, conversem com as crianças, perguntem como eles estão, quem é a professora, a gente precisa se dedicar para cuidar do que nós temos de mais sagrado, que são os nossos filhos”.

Profissionais como nutricionista, psicólogo, professores, coordenador pedagógico, enfermeiro e assistente social, foram apresentados aos pais e explicaram como cada um irá trabalhar com os alunos durante todo o ano letivo.

A Escola Padre Arrupe, juntamente à Rede Jesuíta de Educação Básica, lançou uma novidade aos pais: para 2022, foi implantada uma comissão multidisciplinar integrada para trabalhar a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, documento que, como parte da Política de Proteção da Companhia de Jesus no Brasil, destaca o cuidado permanente contra toda e qualquer forma de abuso. A equipe é composta por: Danieli Trigueiro (coordenadora pedagógica), Deusimar Senna (professora), Hidelblane Alves (assistente social), Ijaíza Marques (psicóloga) e Layan Carvalho (auxiliar pedagógico).

Segundo Layan, a comissão já promove ações com o intuito de trabalhar a Política de Cuidados dentro e fora da escola.

“Uma das ações que a comissão pensou, idealizou e concretizou juntamente com a escola, foram as urnas do desabafo. Essas urnas foram pensadas justamente para que ocorram esses relatos, para que as crianças, famílias e colaboradores possam ter esse momento de desabafo, de externar aquilo que está sentindo ou de trazer algo que aconteceu. E quem vai abrir essas urnas? Justamente a comissão permanente do cuidado. Nós teremos acesso a esses relatos e trabalharemos todos eles de forma sigilosa”, explica o auxiliar pedagógico.

Após a apresentação, os pais foram direcionados para assinar os formulários de renovação de bolsas e os termos de benefícios, e em seguida foi realizada a entrega do fardamento escolar.

Por: Victória Régia