A Escola Padre Arrupe realizou de 14 a 21 de janeiro a Jornada Pedagógica, atividade que marca o início do ano letivo e conta com a participação de educadores e demais colaboradores. Para 2022, a instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) preparou a temática Educar para uma cidadania global, que serviu de mote para o encontro e também será o eixo das ações educacionais ao longo do calendário.

A Jornada contou com palestras, oficinas, entre outras atividades com foco no diálogo comum, sendo momento oportuno para ressignificar as práticas, os planejamentos, os tempos e os espaços de aprendizagem integral, voltando as ações para a excelência humana e acadêmica da comunidade educativa. Nesse ano, em especial, o encontro iniciou com um dia de espiritualidade, onde todos os colaboradores contemplaram a experiência de Deus em suas vidas.

O dia 17 foi reservado para a palestra com o Diretor-Presidente da RJE, Ir. Raimundo Barros, SJ, sobre Inacianeidade no contexto de um Centro de Aprendizagem. Em sua apresentação, o jesuíta compartilhou traços característicos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, dentro da perspectiva de um centro de aprendizagem. Salientou também toda a estrutura que envolve a Ordem religiosa, o que ajudou os presentes a compreenderem melhor as iniciativas jesuítas e esse movimento que se estabelece com a finalidade de cumprir com a missão educativa.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Padre Arrupe, Danieli Trigueiro, a Jornada Pedagógica 2022 oportunizou momentos de reflexão sobre as diversas ações que integram o âmbito educacional. “Os trabalhos foram enfatizados com a temática da cidadania global, que é compromisso da educação jesuíta. Nesse sentido, possibilitamos aos colaboradores aprendizagens pertinentes, que podem reverberar dentro e fora da sala de aula, favorecendo para o exercício de uma prática pedagógica com qualidade, em um currículo inovador e com a presença apostólica da Companhia de Jesus”, frisou.