A Escola Padre Arrupe recebeu entre os dias 28 de março e 1 de abril, a presença do professor e assessor do programa bilíngue “U-Education”, Eduardo Sampaio, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul.

Além de professor, Eduardo Sampaio atua como ponto focal da instituição e explica como aconteceu o acompanhamento na escola durante a semana.

“O ponto focal tem a função de organizar o colegiado que atende à formação daquela escola. Essa semana vim de Porto Alegre, que é nossa sede, vivenciar uma imersiva com objetivos bem definidos […] então consegui, além de dialogar bastante com a equipe gestora, conversar com professores em roda de conversa para saber quais são as necessidades, os desafios, e fazer um feedback a respeito das aulas que pude observar. Fiz esse acompanhamento também com a liderança da língua inglesa aqui na escola, para que a gente possa encontrar ainda mais soluções para desenvolver novas ações pedagógicas para o currículo”, explica o assessor do programa.

Mesmo à distância, Eduardo gerencia reuniões online com a equipe gestora da escola para discutir ideias e traçar metas que contribuam para a comunidade educativa, dentro do que propõe o projeto da Unisinos.

“A cada quinzena, eu como ponto focal estou na mediação de reuniões de gestão com as gestoras daqui da escola Padre Arrupe. A gente define as nossas pautas, temos reuniões com duração de uma hora e meia e ali é um momento fórum para discutir, tomar algumas decisões, olhar os direcionamentos, onde queremos chegar, que escolhas são essas, que matérias estão presentes, etc.”, diz Eduardo Sampaio.

Durante o acompanhamento, além de se reunir com a equipe gestora e dialogar com todos os profissionais, o professor também pôde analisar todo o espaço e estrutura física, como salas de aulas, pátios, refeitórios e demais ambientes.

A Escola Padre Arrupe foi a instituição piloto para o projeto “U-Education”, e atualmente conta com quase toda sua equipe dentro do processo de formação finalizado. Professores, colaboradores e gestores, vem colhendo frutos frente a esse novo contexto de currículo bilíngue integrado.

Por: Victória Régia

PROGRAMA “U-EDUCATION”
Criado em 2019 pela Unisinos, o U-Education é um programa de assessoria para a implementação de currículo bilíngue integrado em contextos multilíngues. Sendo assim, o projeto não fornece soluções baseadas em materiais didáticos e não entrega materiais pré-prontos, mas atua com uma metodologia de trabalho baseada na formação de professores, gestores e demais colaboradores da escola.

O programa é dividido em quatro etapas:

Diagnóstico: Nesta etapa inicial, busca-se conhecer a escola e identificar características e práticas que podem ser potencializadas pelo Programa Bilíngue. A partir disso, são observadas as ações necessárias para a implementação do currículo bilíngue integrado, de modo a poder construir o plano de ação que será articulado em diálogo com a escola na etapa de pré-implementação.
Pré-implementação: prepara a escola e a comunidade acadêmica para a construção e implementação do currículo bilíngue integrado. Nesse sentido, o investimento é em: formação dos professores e gestores, currículo, comunicação e extensão.
Implementação: Nesta fase, o Programa Bilíngue chega aos alunos na sala de aula e orienta as práticas de professores e gestores. Durante esse período, são realizadas reuniões periódicas para aprendizado do processo e avaliação de conquistas e de desafios da nova experiência.
Pós-implementação: Nesta etapa, são desenvolvidas estratégias para avaliar o alcance dos objetivos em relação aos resultados observados no período de implementação. Para tanto, são analisadas as evidências de aprendizagem e os desafios que ainda serão enfrentar para a consolidação de uma cultura institucional favorável à consolidação de um currículo bilíngue integrado na escola.
Atualmente, a U-Education atua com escolas da Rede Jesuíta de Educação (RJE), localizadas em diferentes estados do Brasil. A parceria firmada entre a RJE e a Unisinos acontece no contexto do Programa Cidadania Global da Rede Jesuíta de Educação.

Fonte: Unisinos