Com as medidas de isolamento social e a prorrogação da suspensão das atividades presenciais escolares até 31 de julho, a equipe pedagógica da Escola Padre Arrupe buscou compreender a nova rotina das famílias e adaptou o processo de aprendizagem à realidade atual da comunidade educativa, ao desenvolver um plano de estudos à distância. Com orientações de como pais e responsáveis podem apoiar os alunos meio à pandemia do coronavírus (COVID-19), os materiais contam com atividades interdisciplinares que enfatizam a ludicidade, e serão encaminhados quinzenalmente às famílias via grupo no aplicativo WhatsApp ou em formato impresso, a ser entregue aos pais e responsáveis na Secretaria da instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Padre Arrupe, Danieli Trigueiro, o objetivo é fornecer um passo a passo de como as famílias podem direcionar as atividades, ajudando no processo de aprendizagem dos alunos. “O plano de estudos traz informações importantes para que pais e responsáveis possam orientar as atividades pedagógicas das crianças. O material contém dicas de organização de horários de estudos e de espaço para a realização das tarefas, assim como indicações para que pais e responsáveis possam tornar os estudos uma experiência significativa e prazerosa para as crianças”, comenta Danieli.

Dedicar um tempo do dia para auxiliar as crianças nas tarefas escolares também tem sido estimulante para os pais e responsáveis que fazem parte da comunidade educativa. Darlane Dantas, mãe da aluna Maria Cecília, do 1º ano do Ensino Fundamental, elogiou a iniciativa da Escola em proporcionar um material de apoio ao ensino a distância que incentive a aprendizagem e, ao mesmo tempo, fortaleça os laços familiares. “A experiência está sendo fantástica pois também é um aprendizado para mim. Antes, considerava um desafio auxiliar ela na aprendizagem e a ganhar maior apreço pela leitura. Hoje, com o apoio do plano de estudos, temos toda uma dinâmica e observei, inclusive, que ela consegue pegar os assuntos mais rapidamente”, sinaliza.