Com as medidas de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, a Escola Padre Arrupe vem disponibilizando materiais interdisciplinares de apoio ao estudo dos alunos e, com isso, grande parte das famílias passou a acompanhar mais de perto a rotina escolar das crianças. No entanto, muitos pais ou responsáveis ainda buscam conciliar as tarefas e preocupações do trabalho e da casa, com o apoio às atividades escolares dos filhos. Diante dessa nova realidade, algumas orientações podem ser importantes para que as famílias encontrem um equilíbrio nas atividades do lar, que podem ser ferramentas positivas no desempenho escolar dos estudantes.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Padre Arrupe, Danieli Trigueiro, a instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação sabe da relevância que as famílias têm junto à aprendizagem das crianças e, por isso, sempre busca estreitar os laços entre a comunidade educativa. “A família é parceira fundamental nesse processo formativo dos alunos e procuramos estabelecer uma relação de proximidade, para que possamos contribuir da melhor forma possível no desenvolvimento de nossas crianças, nas múltiplas dimensões: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa”, destaca.

Entregue quinzenalmente às famílias, o plano de estudos traz orientações para o dia a dia dos estudos das crianças e, em caso de alguma dificuldade, a Escola ainda oferece apoio pedagógico aos pais e responsáveis. “Com o plano de estudos, procuramos trazer um passo a passo do trabalho que será desenvolvido com a criança em casa. Assim, as famílias podem operacionalizar o que o professor propõe. Em caso de alguma dúvida, os pais têm plena segurança de que podem contar com o professor por meio dos grupos de WhatsApp que formamos por série. Temos procurado conscientizar os pais acerca da importância da rotina de estudo, mas que eles possam ter essas situações como possibilidade de fortalecer laços de afetividade com os filhos”, sinaliza Danieli.

Para inserir os estudos dos alunos ao dia a dia de isolamento social, a psicóloga da Escola Padre Arrupe, Ijaiza Marques, orienta que as famílias criem uma agenda diária, com horários para atividades escolares, alimentação, lazer e descanso. “Uma rotina planejada auxilia as crianças a realizarem todas as tarefas do cotidiano, melhorando a organização e contribuindo, inclusive, a lidarem com a ansiedade”, sinaliza.

Segundo a psicóloga, o momento excepcional que estamos vivendo traz consigo a oportunidade para que as famílias consigam se aproximar ainda mais por meio do diálogo e da união. “Dialogar é a melhor escolha. A divisão das tarefas domésticas faz com que as crianças aprendam questões como sentir-se responsável por algo, cooperação, empatia, respeito e muitas outras questões. Reuniões em família podem ser uma boa solução para fazer com que os filhos percebam e compreendam que eles fazem parte daquela família, da casa, e que estão vivenciando um momento diferente, assim como os pais e responsáveis”, salienta Ijaiza.

Foto: Jessica Lewis/Unsplash