Por meio da temática “Carnaval da Cidadania Global”, a Escola Padre Arrupe desenvolveu, na semana que antecedeu a festa, atividades educativas com grande potencial de conscientização de questões ligadas ao presente e futuro do planeta.

O desfile das turmas, ocorrido na última sexta-feira (09), reuniu estudantes da Educação Infantil I ao 5º ano do ensino fundamental, inundando a escola de fantasias, faixas, instrumentos musicais, mensagens de paz e outras manifestações artísticas do potencial cidadão. Temáticas como Diversidade Cultural, Sustentabilidade, Inclusão, Direitos Humanos e Justiça Socioambiental tomaram formas, cores, movimento e ritmo transformando a quadra da unidade B numa avenida de alegria e de consciência socioambiental.

A turma do Infantil I trouxe para o desfile seus maravilhosos confetes biodegradáveis feitos a partir de folhas secas de árvores, dando uma opção mais criativa e sustentável em relação aos papéis comumente usados nas celebrações carnavalescas. Já a turma do Infantil II fantasiou-se de Arara-Azul, reiterando a necessidade de preservação da ave e de outras inúmeras espécies da fauna que está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Por sua vez, os alunos do 1º, 4º e 5º anos exploraram as questões humanas e de cooperação internacional relacionadas à justiça socioambiental, trazendo bandeiras, desenhos e gravuras de diferentes povos e culturas, indicando a importância da valorização da diversidade cultural, dos projetos de uma sociedade mais justa e fraterna transformada pelo respeito, pela paz e pela solidariedade entre as pessoas.

As turmas de 2º e 3º ano, a seu tempo, focaram na temática da sustentabilidade. Durante a semana, os estudantes desenvolveram, com suas famílias, instrumentos musicais e fantasias a partir da reciclagem, aprendendo sobre o uso de materiais como o isopor, garrafas pets, papelão, sacolas plásticas, entre outros, que tiveram um novo uso: encher a quadra de alegria e conscientização.

Para a Diretora Acadêmica, Danieli Trigueiro, a temática valoriza a importância da influência da temática trabalhada com os alunos, que reflete no objetivo de guiar para o presente e futuro de um mundo justo. “Nessa experiência, nossos alunos puderam explorar sobre culturas, cuidado com o nosso planeta e os valores de inclusão e respeito, contribuindo assim para uma compreensão mais ampla do mundo e dos diferentes modos de atuar para o bem comum” disse Danieli.

O Carnaval da Escola Padre Arrupe tomou emprestado da festa popular, o seu potencial de ser uma celebração que desperta nos foliões de boa vontade a esperança em um mundo melhor onde se valoriza a alegria, os encontros, onde há sempre motivos para festejar.

Por: Escola Padre Arrupe