Cerca de 400 pessoas, entre alunos, familiares e educadores da Escola Padre Arrupe, percorreram o bairro Portal da Alegria nesta quarta-feira (23/5), para pedir um basta à violência contra crianças e adolescentes, na passeata em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A ação foi organizada pela equipe de Serviço Social da instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação.

Foi ao som da música “Tempo de Alegria”, da cantora Ivete Sangalo, que alunos, pais e profissionais da Escola alertaram a comunidade para os perigos que meninos e meninas correm dentro e fora de suas casas. A passeata ainda contou com um momento emocionante, quando pais e familiares, juntos, formaram uma corrente em torno dos estudantes, como forma de simbolizar proteção às crianças.

De acordo com a Assistente Social da Escola Padre Arrupe, Hildelblane Alves, a passeata teve como objetivo sensibilizar a todos que fazem parte não apenas da instituição de ensino, mas da comunidade do bairro Portal da Alegria. “A Escola Padre Arrupe trabalha para o bem-estar de nossas crianças e, com essa ação, estamos chamando a atenção das famílias e da sociedade para o enfrentamento da violência infantil. Acima de tudo, buscamos formar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas, capazes de intervir de modo significativo na realidade, colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, frisou.

Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil?

A data foi escolhida em memória ao Caso Araceli, um crime que chocou o país à época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. A violência a crianças e adolescentes, apesar de ser um crime hediondo, infelizmente, ainda segue impune na maioria dos casos.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades em escolas e diversos espaços sociais, com palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.