Indo ao encontro das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Escola Padre Arrupe promoveu nesta sexta-feira (18/5) uma Roda de Conversa sobre o tema, que contou com a presença de cerca de 40 pais e familiares dos pequenos estudantes da instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação de Teresina.

À frente do encontro estiveram os assistentes sociais da Escola, Ir. Aoestelino Portela e Hildelblane Alves, e a psicóloga da instituição de ensino, Ijaiza Marques, em um bate-papo que contou com leitura, vídeo e discussões com foco voltado à prevenção da violência. De acordo com Ir. Aoestelino, “é importante mobilizar a comunidade educativa a respeito do tema, para que as pessoas saibam como agir diante dessa violência”.

A Roda de Conversa com os pais e familiares complementa um cronograma de ações direcionadas tanto para o aspecto educativo, quanto social, envolvendo, inclusive, atividades realizadas em salas de aula. “A importância desse encontro é sensibilizar e conscientizar as famílias a respeito do tema do abuso contra crianças e adolescentes, uma vez que infelizmente ainda existe muitos casos na nossa sociedade”, constatou a psicóloga Ijaiza.

Para encerrar as atividades em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Escola Padre Arrupe irá promover uma passeata, a exemplo da que foi realizada em maio do ano passado. Segundo Hildelblane Alves, a intenção em 2018 é que a caminhada contemple pais, familiares e alunos de todas as turmas da instituição de ensino jesuíta. “Ano passado, realizamos uma passeata envolvendo os alunos do Infantil II e 1º Ano do Ensino Fundamental. Esse ano, a proposta envolveu toda comunidade educativa. Realizamos atividades lúdicas com as crianças em sala de aula, rodas de conversas com as famílias e convidamos todos a participar da passeata. Como dizemos… ‘esquecer é permitir, lembrar é combater’ ”, diz.

A passeata pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes está programada para acontecer na próxima quarta-feira (23/5), a partir das 7h30min, com partida do portão de entrada da Escola e trajeto que irá percorrer as principais ruas do bairro Portal da Alegria.