Em Corpus Christi celebramos o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, momento em que católicos de todo o mundo recebem o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. O feriado santo, que não possui uma data fixa, pois sempre acontece na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, este ano é festejado em todo o Brasil no dia 31 de maio.

De acordo com a tradição, a Festa de Corpus Christi surgiu no século XIII em Liège, na Bélgica, após a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon ter visões de uma Festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Em segredo, revelou suas visões para o arcebispo de Liège, que anos depois estabeleceria a Festa como um dos principais eventos do ano para os católicos, após ele se tornar o Papa Urbano IV.

A data é celebrada por meio de missas e das procissões que são acompanhadas por multidões de fiéis. Esta última também caracteriza um dos aspectos mais populares das festividades de Corpus Chisti: a confecção dos tapetes coloridos feitos de flores, sal grosso, pó de café e outros materiais, que desenhados ao chão, alegram o ambiente por onde passa a procissão.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Diocesano

Foto: Divulgação

Mais notícias

agosto 11th, 2022|0 Comments

Ser um estudante inaciano: horizonte de formação Padre Pedro Arrupe, Superior Geral da Companhia de Jesus entre 1965 e 1983, em sua alocução aos participantes do Simpósio sobre o Ensino Médio intitulado ‘Nossos Colégios Hoje [...]

Homenagem ao Dia das Mães!

maio 9th, 2022|0 Comments

A Escola Padre Arrupe organizou nesta sexta-feira (06), uma programação especial feita com muito amor e carinho, para que todas as mães se sentissem homenageadas por seus filhos. No decorrer da semana, os alunos estiveram [...]