Na busca pela excelência, a Escola Padre Arrupe investe em tecnologia como ferramenta importante no processo educativo. O delegado de Educação Jesuíta da América Latina, Pe. Luiz Fernando Klein, comentou em vídeo para a RJE que estamos num mundo que se distingue e se caracteriza pela rápida mudança, e o processo de aprendizagem não pode ser rotineiro. Sendo assim, como as demais instituições que integram a Rede Jesuíta de Educação, a Escola conta cada vez mais com a presença do universo digital nas atividades desenvolvidas dentro das salas de aula, facilitando a aprendizagem dos alunos.

A professora do 4º ano, Elciane Carvalho, enfatiza a relevância do apoio do universo digital no processo pedagógico. “O uso da tecnologia em sala de aula é uma importante ferramenta pois possibilita mais dinamismo e flexibilidade tanto aos professores quanto aos estudantes. Nas aulas em que são usados tablets, por exemplo, percebemos o aumento do interesse dos estudantes e a potencialização do processo de aprendizagem. Além de tudo isso, se eleva a autonomia das crianças, que se tornam protagonistas do processo educativo, algo que pregamos fortemente aqui na Escola Padre Arrupe”, relata.

Com o uso de tablets, acessando aplicativos, além de outros recursos digitais, os estudantes são convidados a percorrerem o mundo do conhecimento. Ao todo, a Escola possui 95 aparelhos, utilizados exclusivamente pelas crianças durante as aulas guiadas pelos professores. Por meio do planejamento mensal, os educadores agendam e sinalizam as atividades que dependem dos instrumentos tecnológicos, assim, todos os alunos organizadamente desfrutam dessas ferramentas.

Para a diretora geral da Escola, Maria Dalva Rocha, “a inserção de tecnologias impactou positivamente o currículo e essas ferramentas foram implantadas com a intenção de trazer uma melhora na aprendizagem das crianças”.

Com atividades mais dinâmicas e interativas, os dispositivos tecnológicos trazem aumento do foco dos estudantes, durante as lições dadas pelos professores, com recursos como vídeos, jogos e brincadeiras voltados a deixar a experiência mais prazerosa. Materiais como videoaulas, apresentações e animações computadorizadas também são utilizados para elevar o interesse dos alunos. Além da atratividade, essas ferramentas trazem benefícios como o apoio na pronúncia de palavras nas línguas Portuguesa e Inglesa, desenvolvendo a curiosidade por novos assuntos.

É importante frisar que os equipamentos servem a todos como um facilitador. Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, cuja pedagogia é amplamente adotada, afirma que deveríamos compreender as tecnologias em sua totalidade, a fim de projetar a construção do pensar e agir coletivo, contribuindo para a produção das relações humanas.

A coordenadora pedagógica da Escola, Danieli Trigueiro, reconhece a importância desse material para o processo pedagógico. “Os recursos tecnológicos que dispomos favorecem na diversidade de experiências que buscamos oportunizar aos nossos alunos, tornando a aprendizagem um momento prazeroso e significativo”, afirma.

Além disso, consta na atualização 2021/2025 do Projeto Educativo Comum (PEC) que, nas instituições educativas da Companhia de Jesus, a aprendizagem se dá na perspectiva do desenvolvimento pleno do sujeito. A Companhia entende, dentro dos seus princípios ecléticos, que atualizar os recursos didáticos e tecnológicos auxilia no aperfeiçoamento educativo e na reposta aos desafios de maneira mais eficaz nos dias atuais.