No dia 6 de julho de 2023, os colaboradores da Escola Padre Arrupe, participaram de um encontro sobre a mediação de conflitos, ocasião em que a professora Rosimar Costa ajudou o corpo de educadores a refletir sobre a natureza dos conflitos e os caminhos de sua prevenção e mediação. Também neste dia, a Diretora Geral, Maria Dalva, assinou duas portarias que definem a criação, o funcionamento e a instituição do Comitê de Mediação de conflitos da Escola Padre Arrupe. Estas são ações que fazem parte do Eixo Estratégico de Governança e Gestão que visa promover uma gestão participativa e colaborativa segundo o proceder inaciano fomentando uma cultura do cuidado e da paz.

A professora Rosimar, mediadora do momento de reflexão, ressaltou que esta iniciativa contribuirá com a melhoria das relações interpessoais, cujo propósito é promover um clima institucional onde cada um dos colaboradores se sintam felizes em contribuir com a missão da Rede Jesuíta de Educação. Para o coordenador do Comitê de Mediação de Conflitos, Lucas Alves, em uma sociedade marcada pela violência e carente de mediação de conflitos, a criação da equipe, vislumbra uma transformação social desde um espaço escolar onde seja possível exercitar o diálogo e a correção fraterna como marca registrada de uma instituição que se identifica com o discernimento e os valores cristãos.

Os educadores partilharam algumas experiências em mediação de conflitos em suas vidas. “São situações que nos trazem bastante aprendizagens para nós, sobre como ouvir as pessoas e compreender o que está ocorrendo”, ressaltou a professora de Inglês, Vanuza Sousa. Para Jean Michel, Agente de Formação Cristã, a mediação de conflitos também nos ajuda a garantir o diálogo e o respeito para a relação entre gestores e seus colaboradores. O professor Marcelo falou um pouco da sua relação com um aluno que criou resistência à sua disciplina de língua inglesa e consequentemente ao docente. A situação foi solucionada a partir de uma escuta atenta do educando, da compreensão de sua realidade e de como a aprendizagem poderia ser possível.

A diretora geral da Escola Padre Arrupe nomeou cinco colaboradores para compor o Comitê: a Coordenadora da Educação Infantil, Lara Lima, a Psicóloga Escolar, Ijaiza da Paz, a representante dos recursos humanos, Maria da Luz, o agente de formação cristã, Lucas Alves e o Padre Andrade como representante consultivo da equipe. “Os próximos passos do Comitê será estudar outras experiências de mediação de conflitos para elaborar os protocolos de prevenção e mediação de conflitos na nossa escola”, ressalta a Diretora Geral da Escola Padre Arrupe que acompanhará o cumprimento das metas da equipe que nomeou no dia de hoje.