Há 20 anos, a Escola Padre Arrupe vem realizando um dedicado trabalho, cumprindo todos os dias o impacto positivo da missão assumida, junto a comunidade educativa, na formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, comprometidos e criativos. Em 16 de abril de 2023, a Escola Padre Arrupe completou seu 20º aniversário e em comemoração, realizou nesta quinta-feira (20) uma missa eucarística em ação de graças no pátio externo da Unidade A, prédio onde iniciou a história da escola na comunidade do Porto Alegre, zona Sul de Teresina.

O momento contou com a participação de convidados especiais como os líderes e vice-líderes de turma do 3º ao 5º ano, ex-colaboradores e representantes das demais obras de Teresina (Colégio Diocesano, ESAR, Magis, Centro Social Padre Arrupe e Paróquia Santo Inácio).

Ao final da celebração, a diretora geral da Escola Padre Arrupe, Dalva Rocha, agradeceu a presença de todos os convidados e expressou a importância e a satisfação ao comemorar os 20 anos de escola.

“São 20 anos de história, essa escola é a história que o Padre Andrade construiu, o tijolo que ele colocou. A gente vê um respeito enorme pela comunidade do Porto Alegre, o respeito vindo das famílias, e isso nos conforta, nos tranquiliza […] vamos continuar a trabalhar e ter fé em Deus que a nossa escola sempre será abençoada, tendo 20 anos de uma escola muito tranquila nessa comunidade, de muito respeito e de muita acolhida. Nós plantamos e colhemos valores, e é isso que a gente tem que implantar nos nossos filhos: valores. Valores bons a partir do pequeno, para que eles sejam realmente pessoas que fazem a diferença em uma comunidade”, diz a diretora.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola Padre Arrupe, Lara Melo, parabenizou a unidade pelos 20 anos e ressalta a proposta que a instituição trás para a comunidade.

“Fico feliz e grata por fazer parte desta instituição que tem a missão de oferecer uma educação de qualidade e de excelência. Somos gratos pela confiança, parceria e cuidado que a comunidade tem em nosso trabalho. São 20 anos de existência, de inovação, de tradição viva, o que torna o nosso trabalho gratificante e nos impulsiona a continuar no propósito de construir valores pautados nos princípios inacianos e formar sujeitos para o mundo capazes de ler a realidade social com espírito crítico e criativo. Que nossa escola possa continuar a inspirar novas histórias e perpetuar histórias pautadas em amor, respeito, solidariedade, cuidado, acolhimento e esperança”, pontua a coordenadora.

O diretor do Centro Social Padre Arrupe, Patrício Guilherme, fez participação na cerimônia e parabenizou a escola por mais um ano de existência.

“Sou ex-aluno desse projeto, me formei na Escola Santo Afonso, que faz parte da mesma Rede […] Graças a Deus hoje sou diretor do Centro Social Padre Arrupe, fruto de uma formação enriquecedora. É o maior centro de idosos do Brasil, são 445 idosos, fruto desse trabalho Jesuítas. Agradeço a Deus por essa escola e que ela  multiplique muitos 20 anos pela frente. Muito obrigado”, parabeniza Patrício.

Em seguida, os convidados foram conduzidos até a entrada da Unidade A e com alegria celebraram o momento de renovação da placa de inauguração.

Por: Victória Régia