A Escola Padre Arrupe promoveu entre os dias 12 e 17 de abril, a Semana de Arte com o tema “Cidadania global entre duas tradições: a arte e a excelência humana”.

A temática proposta está em diálogo com o 9º indicador de uma escola jesuíta e buscou desenvolver nos educandos, por meio da experiência, não só sobre o que é ser um ser humano, como também o magis de cada um, ou seja, promove no indivíduo um caminho educativo que nos ensina a importância de buscar sempre o melhor pela vida humana. Não é ser melhor que outro, e sim assumir o compromisso cada vez mais humano pela vida dos outros.

Por meio da arte, os alunos puderam trabalhar com as várias possibilidades de mundo, no exercício de produzi-la, incentivando a criatividade e a possibilidade de intervenção na realidade.

As turmas da Educação Infantil fizeram a releitura de obras de arte como Abaporu, de Tarsila do Amaral, além de construir uma cápsula do tempo com imagens das turmas com o objetivo de guardar memorias atuais para as futuras turmas.

O artista plástico piauiense Nonato Oliveira, foi o homenageado pelas turmas de 1º ano, que fizeram a releitura de algumas de suas obras de arte. O mesmo participou do momento de culminância da Semana de Arte, e ficou encantando com as produções dos nossos alunos.

Receitas eco responsáveis, foi a escolha das turmas de 2º e 3º ano como temática a ser trabalhada. Os alunos vivenciaram a produziram e degustaram de um doce da casca de banana. Através da integração com a disciplina de Inglês, puderam conhecer um pouco mais sobre as frutas e em seguida, fizeram pinturas em tela das frutas trabalhadas em sala de aula. já os alunos de 4º ano, fizeram uma pesquisa sobre as profissões, apresentando um pouco sobre as mesmas no jornal “Arrupe News”.

Por meio de uma integração entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Inglês, Matemática, Educação Física e Ateliê de Linguagens, os alunos do 5ºano, os alunos puderam conhecer sobre a cultura teresinense e seus artistas, reproduzindo artisticamente seus trabalhos e produções. A temática trabalhada foi o Grafite (arte urbana), Artesanato/Arte Santeira, Teatro e Dança/Música, resultando em um Sarau nomeado de “Crônicas da vida: Meeting Teresina’s art and artists”.

Durante a Semana de Arte, os professores desenvolveram as mais diversas atividades com o objetivo de oportunizar experiências significativas, trabalhadas numa perspectiva de ludicidade, tornando o processo do aprender encantador.

Por: Victória Régia