A Pedagogia Inaciana foi tema de palestras direcionadas aos professores da Escola Materno Infantil Padre Pedro Arrupe – EMIPA, no final do mês de abril, em Teresina, no Piauí. As apresentações foram ministradas pelo assistente eclesiástico do Centro Loyola de Fé e Cultura, Ir. Epifânio Lima, SJ, que destacou o método pedagógico da Rede Jesuíta de Educação aplicado à Educação Infantil.

De acordo com Ir. Epifânio, a Pedagogia Inaciana é trabalhada há mais de 470 anos pela Companhia de Jesus, sendo adaptada aos diferentes públicos para os quais é direcionada. “A personalização surge através do contato humano. E não podemos fazer o recorte somente profissional, temos que ver todas as instâncias da pessoa. Precisamos fazer com que isso instigue-os para que saiam do nicho profissional e vejam que podem levar essa formação para a vida. Fazer com que pensem algo que não pensaram antes numa formação não acadêmica, porque a graduação ajuda, mas deixa lacunas que são preenchidas no decorrer da formação permanente”, frisou.

O jesuíta destaca que a Pedagogia Inaciana é voltada à formação integral dos estudantes, resultando em um desenvolvimento constante dos alunos, tanto na formação profissional, quanto humana. “Ela é trabalhada pouco a pouco. É processual. Não é uma manhã que vai dar a luz de toda essa formação, mas de hora em hora, de tempos em tempos formativos vamos construindo”, salientou o jesuíta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Diocesano

Fotos: Divulgação/Colégio Diocesano