O clima das festas juninas agitou os corredores da Escola Materno Infantil Pe. Pedro Arrupe – EMIPA, em Teresina, no final do mês de junho. A tradicional festividade reuniu alunos, famílias e educadores da instituição de ensino piauiense – ligada a Companhia de Jesus – em uma mistura de danças, cores e muita alegria, característicos das comemorações. A comunidade educativa da EMIPA participou do evento no dia 22 de junho, com a realização de apresentações tanto por parte das crianças, quanto dos pais e familiares, animando a todos os presentes.

No estado do Piauí, as festas juninas são comemoradas em diversas cidades. No interior, por exemplo, os festejos são marcados pelas já conhecidas quadrilhas, dança dos vaqueiros, corridas de jegue e desfiles de carroça. Vale destacar que as festas contam com muitos elementos marcados pela religiosidade, e é comum que os moradores acendam fogueiras nas ruas, em homenagem aos três santos celebrados.

Coordenador Pedagógico da EMIPA, Ir. Jorge de Paula, SJ, relembra que as comemorações surgiram em homenagem a deusa Juno – para celebrar as colheitas – e destacou a ligação das festas juninas com a Igreja Católica. “Passaram, também, a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro”, explica o jesuíta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Diocesano

Foto: Divulgação/Colégio Diocesano