O clima das festas juninas agitou os corredores da Escola Materno Infantil Pe. Pedro Arrupe – EMIPA, em Teresina, no final do mês de junho. A tradicional festividade reuniu alunos, famílias e educadores da instituição de ensino piauiense – ligada a Companhia de Jesus – em uma mistura de danças, cores e muita alegria, característicos das comemorações. A comunidade educativa da EMIPA participou do evento no dia 22 de junho, com a realização de apresentações tanto por parte das crianças, quanto dos pais e familiares, animando a todos os presentes.

No estado do Piauí, as festas juninas são comemoradas em diversas cidades. No interior, por exemplo, os festejos são marcados pelas já conhecidas quadrilhas, dança dos vaqueiros, corridas de jegue e desfiles de carroça. Vale destacar que as festas contam com muitos elementos marcados pela religiosidade, e é comum que os moradores acendam fogueiras nas ruas, em homenagem aos três santos celebrados.

Coordenador Pedagógico da EMIPA, Ir. Jorge de Paula, SJ, relembra que as comemorações surgiram em homenagem a deusa Juno – para celebrar as colheitas – e destacou a ligação das festas juninas com a Igreja Católica. “Passaram, também, a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro”, explica o jesuíta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Diocesano

Foto: Divulgação/Colégio Diocesano

Mais notícias

agosto 11th, 2022|0 Comments

Ser um estudante inaciano: horizonte de formação Padre Pedro Arrupe, Superior Geral da Companhia de Jesus entre 1965 e 1983, em sua alocução aos participantes do Simpósio sobre o Ensino Médio intitulado ‘Nossos Colégios Hoje [...]

Homenagem ao Dia das Mães!

maio 9th, 2022|0 Comments

A Escola Padre Arrupe organizou nesta sexta-feira (06), uma programação especial feita com muito amor e carinho, para que todas as mães se sentissem homenageadas por seus filhos. No decorrer da semana, os alunos estiveram [...]