Educadores das unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) de Teresina participam da Jornada Pedagógica de 2017. A atividade é dividida em duas etapas: uma programação comum a todos os colaboradores, que acontece no Colégio Diocesano, e outra específica para cada uma das unidades. Entre estes dois momentos, os colaboradores também fazem um retiro espiritual no Sítio Santo Inácio e na Casa de Retiro Santo Afonso. Participaram da Jornada colaboradores do Colégio Diocesano, da Educação Infantil do Colégio Diocesano, da Escola Padre Arrupe e da Escola Santo Afonso Rodriguez.

Neste ano, o tema dos encontros é “Projeto Educativo Comum: Trilhando juntos um caminho de renovação”, baseado no Projeto Educativo Comum (PEC), documento que traz o projeto norteador do trabalho em rede entre os colégios da Companhia de Jesus no Brasil.

Durante a Jornada são realizadas atividades de preparação para o início do ano letivo, contemplando momentos de planejamento e aprofundamento da compreensão do trabalho desenvolvido dentro das instituições, seguindo a Pedagogia Inaciana. De acordo com o Diretor Corporativo da Escola Padre Arrupe, Ir. Raimundo Barros, SJ, esta edição da Jornada Pedagógica trabalha de forma aprofundada os pressupostos e dimensões do PEC. “Os professores passam para a etapa prática onde irão estabelecer focos de ação a partir de suas vivências”, comenta o jesuíta.

Para a Diretora Geral da Escola Padre Arrupe, Maria Dalva Soares Rocha, a Jornada dará continuidade às discussões iniciadas ainda no ano passado e o papel desempenhado pelo professor, devido à proximidade entre educadores e alunos, será fundamental para o sucesso do PEC. “Vamos avaliar o trabalho realizado e abordar temas como a inclusão, de acordo com as orientações trazidas no PEC”, destaca Dalva.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Diocesano