Sempre voltada à formação integral de seus pequenos estudantes, a Escola Padre Arrupe e seus educadores propõem uma série de atividades diferenciadas ao longo do calendário anual escolar. Indo ao encontro dessa proposta pedagógica, a psicóloga Ijaiza Marques desenvolveu o Projeto Habilidades Sociais, que na última sexta-feira (7/6) teve suas últimas atividades no primeiro semestre de 2019.

O conceito de formação integral dos alunos vai ao encontro das diretrizes do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE), que tem por objetivo fazer dos estudantes cidadãos mais conscientes, competentes, compassivos e comprometidos para com a sociedade em que vivem. Para dialogar com essa proposta, o Projeto convidou as turmas de Ensino Fundamental da instituição de ensino jesuíta a participarem de práticas voltadas ao desenvolvimento de diversos aspectos de cunho social.

De acordo com Ijaiza, o Projeto Habilidades Sociais foi pensado com o intuito de contemplar vivências diversas do cotidiano das crianças, facilitando a compreensão dos pequenos de como é a vida em sociedade. “O Projeto busca desenvolver aptidões como empatia, civilidade, assertividade, soluções de problemas interpessoais, comunicação, amizade, entre outros. Por meio de atividades de vivência e momentos de discussão, os alunos foram instigados a compreender quais são os comportamentos e ações mais apropriados a se seguir, dependendo de cada situação”, disse.