Durante os dias 15 a 18 de maio, a Escola Padre Arrupe irá trazer à tona um tema que carece de maior discussão dentro da sociedade, realizando ações sociais e educativas em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças, cuja data é 18 de maio.

O crime cometido contra crianças e adolescentes é muito mais comum do que se pode imaginar. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país, e o trauma que esse tipo de violência provoca pode ser devastador se não for tratado, segundo a avaliação de especialistas.

Seguindo a campanha nacional, a instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação realizará atividades lúdicas com os estudantes, com foco voltado à prevenção da violência. Para encerrar, será realizada uma passeata no dia 18, às 7h30min, na qual alunos e educadores irão percorrer as ruas do bairro Portal da Alegria, alertando a comunidade ao entorno da escola sobre o tema.

De acordo com a Assistente Social da Escola Padre Arrupe, Hildelblane Alves, as instituições de ensino cumprem papel fundamental diante do tema. “O assunto é incômodo, mas faz parte daquele grupo de questões que nós, enquanto escola, não podemos fugir ao debate”, salientou Hildelblane.

 

Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil?

A data foi escolhida em memória ao Caso Araceli, um crime que chocou o país à época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. A violência a crianças e adolescentes, apesar de ser um crime hediondo, infelizmente, ainda segue impune na maioria dos casos.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades em escolas e diversos espaços sociais, com palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Imagem: Divulgação

Mais notícias

agosto 11th, 2022|0 Comments

Ser um estudante inaciano: horizonte de formação Padre Pedro Arrupe, Superior Geral da Companhia de Jesus entre 1965 e 1983, em sua alocução aos participantes do Simpósio sobre o Ensino Médio intitulado ‘Nossos Colégios Hoje [...]

Homenagem ao Dia das Mães!

maio 9th, 2022|0 Comments

A Escola Padre Arrupe organizou nesta sexta-feira (06), uma programação especial feita com muito amor e carinho, para que todas as mães se sentissem homenageadas por seus filhos. No decorrer da semana, os alunos estiveram [...]