Durante o mês de maio, o mês Mariano, a Escola Padre Arrupe trabalhou a figura materna de Maria e sua importância como colaboradora na salvação da humanidade. Pelo menos três atividades deram a tônica para a temática do mês e focaram em aprendizagens integrais, são elas: uma abertura para o mês de maio, uma exposição artística e a coroação de Nossa Senhora.

Na abertura do mês mariano, alunos do 2º ano, por meio de uma apresentação artística teatral trouxeram, para toda a comunidade de educandos e educadores, a passagem de João 1, 1-11 em que Jesus, encorajado por sua mãe, realiza seu primeiro milagre, transformando água em vinho para um casamento na cidade de Caná na Galileia. Os educandos reconheceram a importância dos pais, amigos, família e professores como personagens de suas vidas que os ajudam no processo transformador que é conhecer a si mesmos, seus potenciais e dificuldades.

A exposição “Maria: Mulher de Muitos Nomes” (Mary: Woman of Many Names), realizada entre os dias 27 e 29 de maio, retratou alguns dos títulos atribuídos a Maria ao longo da história. A abordagem integrava formação religiosa e artística motivando os educandos a entenderem cores, formas, padrões e elementos de diversas culturas presentes nas representações que explicavam os vários nomes dados a ela. Também foi uma oportunidade para que estudantes católicos aprofundassem os significados e razões dos vários títulos de Maria, chamada de Nossa Senhora, na tradição católica.

Para encerrar o mês, no dia 29 a Escola Padre Arrupe celebrou a coroação de Nossa Senhora com uma emocionante apresentação artística feita por educandos e educandas de várias turmas.

“Ao coroar Maria todos reconhecemos que nossas mães, avós, tias, mulheres devem também ser coroadas, homenageadas e amadas pois ajudam a salvar o mundo. Como Maria, elas escolheram o cuidado e o amor como ferramenta de educação e estão formando meninos e meninas parecidos com Jesus”, explica o Coordenador de Formação Cristã e Pastoral, Lucas Alves, que complementa: “Esperamos que nossos educandos tenham sentido vontade de coroar, também suas mães e as mulheres de suas vidas que os ajudam com muito esforço, muitas vezes não percebido, a crescerem em sabedoria, estatura e graça como o menino Jesus. ”

Mais Imagens (Escola Padre Arrupe)