Realizada no dia 19 de abril, familiares e educadores participaram da cerimônia de posse das lideranças estudantis das turmas de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, da Escola Padre Arrupe.  O evento, realizado no Espaço Santo Inácio, contou com a organização da equipe diretiva da instituição, após a conclusão do processo de eleição e escolha das lideranças.

A posse é um momento especial que reúne as famílias, educadores e toda a comunidade educativa, responsáveis por acompanhar projetos como esse, que garantem o protagonismo do estudante e sua representação nas diferentes instâncias da vida e da organização escola (Projeto Educativo Comum, 2021)

Com o movimento eleitoral concluído ainda no início de Abril, os 18 alunos representantes de turmas foram escolhidos em uma votação por voto (único) impresso, com a participação de todos os alunos do 3º ao 5º ano. A psicóloga escolar, Ijaíza Benvindo, explica sobre a movimentação dos candidatos durante o processo eleitoral, onde todos os alunos recebem uma formação inaciana sobre a escolha da candidatura, baseada na responsabilidade da liderança..

“O processo tem início com uma formação, que aborda temas sobre a importância e a seriedade da liderança e a responsabilidade da escolha do candidato. Durante essa etapa, são discutidos pontos como a conceituação de uma liderança jesuíta, baseada nos 5 Cs (ser Consciente, Competente, Compassivo, Comprometido e Criativo), e o papel do representante de turma frente a comunidade educativa”, diz Ijaíza Benvindo.

Para a Diretora Geral da Escola Padre Arrupe, Dalva Rocha, a escolha da liderança por parte dos educandos, reflete na importância da convivência da família e da escola, como um projeto duradouro de aprendizado.

“Dentre os líderes escolhidos, alguns dos alunos ingressaram em 2024 na Escola Padre Arrupe, ou seja, alunos remanescentes nas turmas. Essa é uma prova da importância do trabalho da família com as crianças, anterior à escola, que planta uma semente no olhar de liderança dos alunos escolhidos para a função “, explica Dalva Rocha.

Acompanhe a relação com os líderes: