A pandemia nos fez repensar nossos relacionamentos em casa, no trabalho e na sociedade de maneira geral.

Para nos ajudar a compreender e encarar melhor os desafios que o ‘novo normal’ traz no dia a dia, se faz necessário olhar o mundo e as pessoas de uma outra maneira e, para isso acontecer, precisamos voltar nossas atenções para termos corpo e, em especial, mente saudáveis.

Diante disso, a Escola Padre Arrupe lança o projeto Dicionário de emoções, com textos que servirão de material de apoio para mantermos o equilíbrio físico e emocional. Na primeira edição, uma palavra cada vez mais utilizada na atualidade, sendo base para tudo que estamos vivendo: empatia.

A todos, uma boa leitura!

Dicionário de emoções: Empatia

É a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Caracteriza-se pela tomada de perspectiva, ausência de julgamento, reconhecimento da emoção nos outros e capacidade de comunicar esse estado emocional.

A empatia pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva que está relacionada com a capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva que consiste na habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência do outro.

O período de isolamento social, tão necessário durante a pandemia é um momento que deve ser encarado como oportunidade para aprender e exercer a empatia, ou seja, colocar-se no lugar outro no sentido de compreender sua dor, seu sofrimento e junto a isso prestar solidariedade sempre que possível. Além de fortalecer as relações interpessoais, a empatia traz vários benefícios individuais e coletivos, pois nos sentimos mais úteis e funcionais com aqueles que mantemos contato.

Texto escrito pela psicóloga da Escola Padre Arrupe, Ijaíza Marques