A Escola Padre Arrupe é referência no bairro Portal da Alegria, em Teresina (PI), pois oferece uma educação de qualidade para cerca de 512 alunos, divididos entre a Educação Infantil I até o 5º ano do Ensino Fundamental. E foi na instituição que Francisca Polliane Dias Mimoria inscreveu o seu filho, Willian Guilherme Dias da Silva, no processo de concessão de bolsas de estudos. Atualmente estudante de uma escola pública da capital piauiense, o menino estudou na Padre Arrupe desde os dois anos de idade até a conclusão dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “A Escola atende a todas as famílias carentes e foi onde eu me encaixei. Foi muito bom o aprendizado dele. Já é o meu segundo filho que estuda aqui, e em breve vem outro”, comenta Polliane.

Foi na instituição da Rede Jesuíta de Educação (RJE) que William construiu uma base sólida em matemática. Desde muito cedo, sua curiosidade e habilidade com números se destacaram. Na nova escola, seu talento não passou despercebido: William começou a se destacar no Concurso Canguru de Matemática Brasil, competição anual e internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Considerada a maior competição de matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, de 75 países, a iniciativa teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF). “Ele sempre foi uma criança de destaque, tanto na matemática quanto no inglês. Hoje, ele está onde está devido à Escola Padre Arrupe”, recorda a mãe. “Todo mundo falava que matemática era difícil, mas para mim não. A Escola traz lembranças muito divertidas que ficarão guardadas para sempre. Lembro de vários professores e meus amigos. Fico muito agradecido pela educação que recebi”, complementa William.

A trajetória de William é um exemplo de como uma educação de qualidade, que promove uma formação integral, pode formar as bases para o sucesso futuro.

RJE e o seu trabalho social

Anualmente, a RJE beneficia milhares de estudantes e famílias em situação de vulnerabilidade econômica por meio de suas ações sociais, como Bolsas de Estudo, Ensino Médio Noturno, Ensino Profissionalizante e Unidades Educativas 100% gratuitas. A RJE mantém o trabalho social em suas 17 unidades educativas, em conformidade com a legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes e regula os procedimentos referentes à imunidade de contribuições à seguridade social de que trata o §7º do art. 195 da Constituição. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (Piea), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem do aluno. Na área de assistência social, desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos.

Fonte: Rede Jesuíta de Educação