Posse das lideranças de turmas para o ano de 2025 contou com a presença do Diretor da Rede Jesuíta de Educação
Realizada no dia 05 de junho, a cerimônia de posse dos líderes e vice-líderes das turmas de 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental contou com a presença dos familiares, educadores da Escola Padre Arrupe, e o Diretor da Rede Jesuíta de Educação, Profº Fernando Guidini. O evento, realizado no Espaço Santo Inácio, contou com a organização da equipe diretiva e lideranças técnicas da instituição, após a conclusão do processo de eleição e escolha das lideranças para 2025.
Para a Psicóloga escolar, Ijaíza Paz, responsável pelo acompanhamento dos candidatos durante o processo, o empenho dos educandos rumo a liderança valoriza o protagonismo estudantil por meio das práticas de importância e seriedade ao processo.
“A cerimônia de posse é mais uma das etapas do Projeto de Liderança, que inicia com a formação dos estudantes sobre a importância da candidatura. Durante nosso processo em 2025, os educandos movimentaram a eleição com cartazes, comícios realizados dentro e fora de sala, e com propostas para a comunidade educativa. Um momento importante de uma escolha de protagonismo para 2025”. Diz, Ijaíza.
Durante o momento, os alunos eleitos receberam a outorga simbólica do Diretor Geral da instituição, Lucas Alves, por meio de um diálogo de compromissos sobre a missão de liderar. Ao final, os 20 líderes e vice-líderes do ano de 2025 assinaram o certificado de liderança, e receberam a caderneta e o manual.
Em visita anual a Escola Padre Arrupe, o Diretor da Rede Jesuíta de Educação, Profº Fernando Guidini, ressaltou o projeto da liderança por parte da RJE. Para o gestor, como as diretrizes do Projeto Educativo Comum (PEC), o objetivo da liderança estudantil fomenta a capacidade de desempenhar um papel colaborativo com as famílias diante de toda a comunidade educativa e toda a sociedade em geral.
“O papel do líder escolar reflete em um processo para toda a vida acadêmica de cada educando. Com o apoio das famílias presentes na posse, plantamos sementes que garantam também uma vivência importante frente ao projeto de liderança, e que forme estudantes comprometidos, criativos, conscientes, competentes, compassivos (5cs, PEC). Uma etapa que reflete no presente e futuro dos líderes inacianos”. Completa Professor Guidini.
“A posse é um momento especial que reúne as famílias, educadores e toda a comunidade educativa, responsáveis por acompanhar projetos como esse, que garantem o protagonismo do estudante e sua representação nas diferentes instâncias da vida e da organização escola” (Projeto Educativo Comum, 2021).
Confira os principais registros da Posse: