Preocupada com a segurança e a saúde de toda a comunidade educativa, a Escola Padre Arrupe elaborou o Protocolo para retorno às aulas presenciais com o objetivo de esclarecer alunos, pais e educadores sobre a importância da prevenção no combate à Covid-19. O documento está disponível no site (clique aqui e acesse) e, ao longo das próximas semanas, as redes sociais oficiais da instituição divulgarão conteúdos que ajudarão a reforçar os cuidados diários com a pandemia do coronavírus.

Fruto de um trabalho desenvolvido em parceria entre todos os setores da Escola, o Protocolo traz informações importantes para a segurança da comunidade educativa. Com 17 páginas, o documento conta com uma linguagem simples e de fácil compreensão, abordando, além do novo calendário escolar e mais detalhes sobre o ensino híbrido, questões como medidas de distanciamento social e higiene, cuidados com alunos e educadores, e serviços de atendimento nas áreas de pedagogia, psicologia, nutrição, saúde, serviço social e secretaria.

Cabe destacar que a Escola criou uma Equipe de apoio especializado, disponível para atender estudantes, familiares e colaboradores, com o objetivo de dar o suporte necessário seguindo normas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Formado por profissionais da medicina, enfermagem, psicologia, assistência social e espiritual, e da coordenação pedagógica, o grupo está responsável por realizar o encaminhamento e as orientações corretas àqueles que apresentarem sintomas ou testagem positiva relacionados à Covid-19.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola, Danieli Trigueiro, o engajamento junto ao Protocolo vem sendo abraçado por toda comunidade educativa. “Os primeiros a passarem por esse processo de conscientização sobre a importância do cumprimento dos protocolos de saúde foram os colaboradores da escola. Após essa etapa, tivemos reuniões com os pais, com a finalidade de apresentar as medidas para minimizar os riscos de contágio da Covid-19”, diz a educadora, acrescentando que a retomada das atividades em ambiente escolar foi organizada pensando tanto no aspecto pedagógico quanto na questão do cuidado consigo e com o próximo. “Nossos espaços, experiências de aprendizagem, entre outros, foram planejados com o propósito de tornar prazeroso esse retorno às aulas presenciais, mas sem perdermos de vista que o contexto atual pede de todos nós um compromisso maior com a vida”, complementa.