Auxiliados pela Professora Margareth Santos, referência em educação jesuíta, os educadores imergiram em dias de aprendizado e reflexão sobre a intencionalidade da prática docente diária.

Realizada nos dias 05 e 08 de julho, a Jornada Pedagógica encerrou o 1º semestre de 2024 com palestras, mesas, debates e colaborações sobre os assuntos voltados a avaliação da aprendizagem na Escola Padre Arrupe, e a reflexão dos processos avaliativos voltados ao compromisso e engajamento com a comunidade educativa.

No Espaço Santo Inácio, no dia 05 (sexta), a abertura seguiu com a reflexão: “Engajamento e ética no Trabalho”. Guiado pela Professora Margareth Santos, o tema convidou os colaboradores presentes a reflexão e discussão, através do registro de palavras e frases em “post – its”, dos aspectos como o compromisso, engajamento e a ética no ambiente profissional/ escolar, a fim do favorecimento de resultados coletivos satisfatórios. Ao fim das atividades, os registros foram expostos em um quadro no espaço que formaram uma árvore, símbolo da organização saudável, sistemática e relacional..

Na segunda, 08, ao longo da manhã, a Jornada Pedagógica seguiu com palestras realizadas, pela Prof.ª Margareth Santos. Os educadores trabalharam, individual e em debates grupais, na pauta da intencionalidade da prática docente, a partir da exposição de propostas e fundamentos para o aperfeiçoamento do processo de avaliação de aprendizagem.

No turno da tarde, de forma teórica e prática, os grupos formados meditaram e expuseram olhares próprios do trabalho pedagógico na Escola Padre Arrupe. No mote de suas apresentações, os educadores ilustram situações reais de ensino, com a criatividade, e como a aprendizagem considera o contexto de educandos e famílias, uma parte considerável do processo da intencionalidade.

Para a Diretora Acadêmica da Escola Padre Arrupe, Danieli Trigueiro, a presença da Professora Margareth na Jornada Pedagógica auxiliou na reflexão sobre o processo de aprimoramento da formação continuada, dos saberes que inspiram a criatividade e a inovação dos educadores da instituição.

“Os momentos de encontro de saberes, como a inovação pedagógica deste semestre, são essenciais para a conexão dos educadores da Escola Padre Arrupe com a aprendizagem diária repassada à comunidade educativa. Os dois dias, além de experienciar a todos que vivenciam o processo educacional e o acompanhamento dos alunos diariamente na escola, garantiram oportunidades longínquas e marcantes para a formação de cada educador como um agente de uma educação ética e engajada”, diz Danieli.