Com o tema “Gratidão em Foco: Explorando o Thanksgiving”, a comunidade educativa da Escola Padre Arrupe abre o mês de Ação de Graças com diversas atividades sobre a temática.

O Thanksgiving Day é celebrado tradicionalmente no dia 28 de novembro, em países como Estados Unidos e Canadá. Durante parte do mês de outubro, com o projeto “Gratidão em Foco: Explorando o Thanksgiving”, todas as turmas da Escola Padre Arrupe, do Infantil I ao 5º ano, participaram do projeto que explorou conhecimentos dessa tradição cultural, como parte do currículo bilíngue integrado da escola. O projeto ocorreu em colaboração entre os professores de Língua Inglesa, a Coordenação Pedagógica, e a Formação Cristã e Pastoral. As atividades visaram integrar valores como gratidão, cooperação e reconhecimento, envolvendo toda a comunidade educativa.

As atividades voltadas para essa temática abarcaram diversas ações, a fim de desenvolver reflexões sobre a empatia e o respeito em nossa escola. Nos dias 31 de outubro e 07 de novembro, a quadra da Unidade B da Escola Padre Arrupe recebeu as culminâncias do Projeto “Gratidão em Foco: Explorando o Thanksgiving”. As crianças realizaram a apresentação de suas produções sobre a data junto aos educadores e a comunidade educativa. Nas turmas de infantil I, os alunos realizaram, com pinturas e montagem com materiais recicláveis, o Peru, um dos símbolos tradicionais do Dia de Ação de Graças, além de trabalhar uma animada apresentação da canção em língua inglesa “If You’re Thankful and You Know”, de The Kiboomers Preschool Songs & Nursery Rhymes, reforçando a importância da gratidão diária. As crianças do Infantil II, de forma individual, leram em inglês, frases e palavras sobre o tema central de Ação de Graças.

 

No Ensino Fundamental, as turmas de 2º e 3º ano, confeccionaram, em sala de aula, artefatos simbólicos que ressaltam a importância da gratidão para cada aluno. Na “Árvore da Gratidão”, o 2º ano realizou a colagem de “Post – its” com o compartilhamento de mensagens inspiradoras sobre o acolhimento diário com a escola e família após isso, a árvore ficou exposta no pátio da Unidade B. Já com o 3º ano, os estudantes escreveram frases, coladas em um enorme Coração Simbólico, desenvolvido ao longo das aulas.

 

As turmas de 1º ano apresentaram a música “I am Thankful”, a fim de refletir sobre os motivos diários de agradecimento. Nas turmas de 4º e 5º ano, as produções em sala buscaram retratar os valores contidos na atividade da Ação de Graças. Os estudantes construíram, em sala de aula, viseiras e brinquedos de papel com frases como “Peace” ou “Justice”, que representam alguns dos valores cultivados diariamente em nossa Escola Padre Arrupe, a partir da aprendizagem da Ação de Graças.

   

Segundo o Projeto Educativo Comum (PEC) (p. 71), “as formas de Aprendizagem Integral ajudam a construir um mundo com mais justiça social e ambiental, sempre a serviço da paz, da reconciliação e respeito à diversidade humana em seus contextos e repertórios culturais”.

Para a educadora de língua inglesa da Escola Padre Arrupe, Vanusa Carneiro, a atividade do Thanksgiving promove a aprendizagem valores essenciais para os educandos, além de aperfeiçoar aspectos como a criatividade e o respeito a diversidade cultural de outros países, através da relação com nossa cultura.

“Durante duas semanas de vivência em nossa Escola Padre Arrupe, os alunos da Educação infantil ao 5° ano viveram momentos com valores de gratidão, aprendizado e união. Ao mergulhar na história do Thanksgiving, a confecção com materiais recicláveis, além das mensagens escritas em português e inglês, a atividade vai além do aprendizado acadêmico, cultivando cidadãos mais conscientes, solidários e preocupados com o conhecimento da diversidade cultural”, diz Vanusa.

Segundo o Projeto Educativo Comum (PEC) (p. 71), “as formas de Aprendizagem Integral ajudam a construir um mundo com mais justiça social e ambiental, sempre a serviço da paz, da reconciliação e respeito à diversidade humana em seus contextos e repertórios culturais”. O projeto sobre o Thanksgiving possibilitou o estudo de uma temática relevante para o contexto da escola, através de atividades em que língua e cultura foram trabalhadas de forma integrada, possibilitando experiências valiosas para os educandos e enriquecendo a educação bi/multilíngue da Padre Arrupe.