Buscando sensibilizar a comunidade educativa quanto ao cuidado mútuo, a Escola Padre Arrupe vem realizando diversas atividades de formação instrutiva, que envolvem alunos, familiares, professores, além de demais moradores do bairro Portal da Alegria. Na última sexta-feira (8/6), a instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação promoveu dois eventos que foram ao encontro de um tema que necessita de maior atenção da sociedade: a violência contra as mulheres.

No turno da manhã, sob o olhar atento de 70 mulheres da comunidade, a Escola recebeu a delegada responsável pelo Núcleo de Feminicídio de Teresina, Anamelka Cadena, que trouxe a palestra ‘Realidade em Foco – Violência contra mulher’, que tratou sobre questões relevantes do cotidiano das mulheres, tendo como pano de fundo o empoderamento feminino. No encontro, a delegada – considerada uma das referências na área no país – destacou que a polícia vem buscando estreitar os laços com a população e que, de certa forma, está capacitando o cidadão para ser um agente social. “Eu gosto do público escolar e acadêmico porque tem interesse pelo conhecimento e utiliza esse conhecimento a favor da proteção de todos”, disse Anamelka.

À tarde, foi a vez da advogada Jahyara de Oliveira Souza abordar a temática de enfrentamento à violência contra as mulheres, em um bate-papo que contou com cerca de 20 participantes. Os dois eventos vão ao encontro de iniciativas propostas pela instituição de ensino jesuíta, como a passeata pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. As atividades buscam, entre outros, sensibilizar as famílias de toda comunidade educativa para o cuidado com o próximo. “No geral, as atividades superaram nossas expectativas. As mães participaram, tiraram suas dúvidas, e conheceram outros aplicativos, que podem contribuir com o enfrentamento à violência. Com os encontros, foi possível perceber que sentiram-se mais seguras e empoderadas”, salientou a a Assistente Social da Escola Padre Arrupe, Hildelblane Alves.