O otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações difíceis. É um costume ou sistema de achar que tudo é ou resultará no melhor possível.

Sabemos que no momento estamos cheios de “incertezas”: Como a pandemia pode me afetar? Quanto tempo durará essa situação? Diante de tantas perguntas, ter uma visão positiva de futuro, ou seja, ser otimista, pode ser uma saída adequada. Mas o que é ter uma visão positiva? Como aplicar esse conceito na prática?

Manter o otimismo pode, sim, ser um desafio diante de uma crise como essa, e o primeiro passo para transformar a perspectiva é ter a consciência de que se trata de uma situação temporária, e, se estaremos fortalecidos ou enfraquecidos quando a rotina for retomada, dependerá das decisões tomadas no momento. Dessa maneira, o otimismo trata-se da capacidade das pessoas olharem para a frente e definirem objetivos/metas para guiar seus pensamentos e as ações do presente, sendo ferramenta importante para que indivíduos mais criativos, determinados e produtivos, uma vez que buscam com mais facilidade soluções para suas dificuldades.

 

Texto escrito pela psicóloga da Escola Padre Arrupe, Ijaíza Marques